TRABALHOS REALIZADOS NA SALA DE INFORMÁTICA
Trabalho no João Alberto desde o ano passado, conheço todos os professores, alunos e funcionários da escola e tenho uma ótima relação com todos. Mesmo sendo uma escola pequena, com menos de 200 alunos matriculados, muitas atividades são desenvolvidas na Sala de Informática:
· Pesquisas: tanto com a presença do professor, quanto extra-classe;
· Jogos educativos: principalmente com alunos de 1º
à 4ª ano, que estimulam a leitura, escrita, raciocínio e memória;
· Elaboração de trabalhos: em planilhas, editores de textos, power point...
Além dessas atividades também sou responsável pelo projetor de imagem que fica instalado na própria sala, sendo usado para aulas virtuais, apresentações, filmes, da forma que o professor necessita usar. Pela montagem e organização dele em eventos promovidos na escola: dia das mães, dia dos pais, palestras, reuniões... Pelos DVD’s, controlando o empréstimo e a devolução destes e além de outras atividades que são desenvolvidas na escola no decorrer do ano letivo.
É um trabalho cansativo, mas muito gratificante, por saber, sentir e ouvir que alunos, professores, enfim, a escola, precisa da gente ali, exercendo o seu papel e auxiliando no que for preciso.
O dia a dia na Sala Informatizada da EEB Roberto Moritz
Trabalho nesta Unidade Escolar desde ao ano passado, conheço todos os professores e grande parte dos alunos. Desenvolvo diversas tarefas além do monitoramento da Sala Informatizada. Também sou responsável pelos DVDs da escola quanto a empréstimos aos professores, sempre que posso e quando necessário ajudo na utilização do auditório com suporte às mídias lá disponíveis (projetor de imagem, mesa de som etc.) além de contribuir também na sala de vídeo, orientando e auxiliando os alunos e professores quanto à utilização das ferramentas tecnológicas.
Os horários na S.I. estão quase lotados todos os dias, o que significa que muitos alunos e professores estão aproveitando este espaço e as TICs para a construção de conhecimento, visto que a Internet proporciona um ambiente com acesso a diversidade de informações.
Posso afirmar que trabalhar na EEB Roberto Moritz é muito gratificante, percebo que cresço a cada dia, ajudando e sendo ajudado, é prazeroso ouvir que meu trabalho é importante para esta escola.
Nosso laboratório de informática é composto por 19 maquinas que utilizam-se do Sistema Operacional Linux Educacional, versão 3.0, todos estão conectados a internet Banda Larga MEC ( Weireless e ADSL). Utilizamos softwares livres, juntamente com ferramentas de escritório (BrOffice), como editores de textos, planilhas, além de aplicativos da internet como correios eletrônicos, (e-mail, blog, etc.) , dentre outros programas educacionais.
O laboratório de informática da
EEB. Presidente Tancredo Neves, com o auxilio da monitora
Silvana da Silva, têm como meta dar apoio aos alunos e professores, oferecendo um ambiente favorável para realizações de trabalhos e pesquisas escolares. Além de servir como uma excelente ferramenta didática para o ensino nas diversas disciplinas do currículo educacional.
Apresento-lhes um pouco do dia-a-dia na Sala de Tecnologias da EEB Cacilda Guimarães. Ás vezes trabalhoso: Senta no chão, parafusa, desparafusa, leva um choquinho de vez em quando, sobe la em cima, abre isso aqui, aquele não tem internet, esse não está ligando.. uf, mas no final a maioria dá certo...
Ás vezes cansativo: Procura programa que faz isso, tenta instalar esse ali, descobre como se instala aquele outro, fóruns e mais fóruns pra descobrir que dois cliques bastava...'ai, eu mereço!'
Mas a essência de nossa presença em cada escola, é Monitorar, ajudar, manter em ordem, registrar cada aula. Acabamos fazendo muito mais, e muito mais gratificante: Nos tornamos aquele 'professor' amigo, com que principalmente os jovens podem contar, que só vai "dar esporro" quando realmente passaram dos limites. Que podem vir trocar ideias, rir juntos, festar juntos..
Resumindo: "Tá ruim mas tá bão!"
Nossa escola é uma escola privilegiada por seus alunos, eles são inocentes, não possuem malicia nenhuma, são educados e entre inúmeras qualidades a maior delas é satisfação de ter na escola a Sala de Informática. Sendo que a realidade dos nossos alunos é bem outra, eles não possuem computadores em casa e muito menos internet, seu único acesso ao mundo informatizado é pela escola, por este motivo as aulas em que eles estão na sala informatizada é uma realização para eles. Não conhecem o Orkut, não sabem o que é um blog. Ainda tentam descobrir qual o porque que sai um papel escrito da impressora, ou será um fantasma mesmo, como acham os alunos da 1ª série...hehehe...Aqui na sala de informática acredito eu como monitora é o lugar que eles mais gostam de estar, e minha satisfação é enorme de estar trabalhando em uma escola em que eu realmente possa passar a estes alunos o pouco conhecimento que tenho sobre imformática! :)