segunda-feira, 14 de junho de 2010

EEB. Silva Jarim - Caroline Pereira

Informática e Educação

A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia.
Houve época em que era necessário justificar a introdução da Informática na escola. Hoje já existe consenso quanto à sua importância. E é sabendo disso a Escola de Educação Básica Silva Jardim, vem incentivando o uso da sala informatizada por professores e alunos para que a escola possa tirar proveito de mais esse meio de ensino.

Trabalho na sala de tecnologia Educacional da Escola de Educação Básica do Silva Jardim desde o ano passado, e é tudo muito familiar para mim na escola, pois cresci aqui, foi aqui que estudei e aprendi a amar esse colégio como uma parte integral de minha vida, afinal passo a maior parte do meu tempo aqui e quero sempre fazer o melhor...
Das 15 horários diários em média 12 deles são ocupados por aulas de professores com alunos, e as outras aulas geralmente são destinadas a pesquisas realizadas tanto por professores, quanto por alunos. Uma ocupação de quase 100%.
Nossa sala conta com 27 maquinas, sendo 14 delas computadores convencionais com o sistema operacional Linux, um servidor com sistemas operacionais Linux e Windows Server, e as outras 12 carteiras informatizadas que utilizam tanto o Linux quanto o windows como sistema operacional.
Sou responsável também pelas outras mídias da escola, como: Tvs, Datas Shows, retroprojetores, dvd's, pelo agendamento do salão nobre para projeções, pela rede interna do colégio e pelo Blog da escola.

O Blog da escola é um projeto bem sucedido.
Todos os alunos participam, sempre lendo as “Matérias”, dando opiniões e comentando. Com uma média de mais de 100 acessos por dia, nosso blog é diariamente visualizado por pessoas de várias cidades do Brasil, e também por países de todo o mundo como Portugal, Estados Unidos entre outros,



Além do Blog da escola, desde o ano passado temos o concurso “Blog das Turmas”, onde cada turma possui um blog e no final do ano o melhor deles é premiado. Existem alguns Blogs muito bons, e algumas turmas travam verdadeiras batalhas para terem o melhor Blog, batalhas essas dentro das normas da ética na internet. Um show.






A Sala de tecnologia já está integrada ao dia-a-dia da escola, veja alguns depoimentos da direção, professores e alunos sobre sua importância.


A seguir assista um vídeo com imagens da sala



0 comentários:

Postar um comentário